quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Travessa das Peras

Sezinando tu que preferes?
Sezinando refastelava-se melhor no sofá
estendia os pés languidamente sobre a mesa e respondia
Amor, é-me igual, escolhe aquilo que quiseres.
Pois sim, Sezi, mas sozinha não, quero a tua opinião.
Ir à Espanha ou ir à França é-me absolutamente igual ,
o que eu quero é estar contigo, pode ser em Portugal.
Constança dava ruidosamente mais uma dentada na pera,
já era a terceira; a ferroada acalmava-lhe os nervos,
nem tão pouco atendia áquilo que fazia.
Mas Sezinando vamos ambos passear, escolhe comigo o lugar.
Eu quero é estar contigo, paixão, o mais não me importa,
basta estarmos os dois, eu já to disse amor,
nada tenho a opor.
Opores-te a quê, Sezinando???
Crre, crre, Constança continuava defendendo-se na pêra.
Aquilo era fruto que nem tinha sabor mas tinha de roer aquele rancor
O que não foi suficiente estava-se já a prever
e até de boca cheia acabou por explodir:
Pois eu estou em crer que nem mereces ter mulher
Morgadinho de Roiz? quero eu lá mesmo saber
Continua aí sentado que eu parto e é já
Vou pra bem longe daqui morarei noutro lugar
Que este está cheio de nada, criatura sem vontades
Não aguento mais viver com quem nem sabe querer.
Constança agarra na cesta, corada e cheia de fúria
atira-lhe as peras à cara sai deixa a porta bater
E ainda lhe grita de fora: fica bem aí deitado
Leva as peras pró sofá e come-as todas Sr.Morgado!

Sem comentários:

Enviar um comentário