segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Travessa do Cego

Então diz você que "nós" temos mau feitio?
A menina ouça lá isto: certa vez ia eu para o trabalho
e, Jesus!, como chovia, nesse dia!
Precisei contudo de passar pelo talho do Gaspar
seria tarde ao regresso e tinha em casa um jantar.
E assim fiz. Entrei e comprei o que quis e não quis.
Agarrei na saca, na outra mão a bengala, pendurado ao colarinho
o guarda chuva que já não tinha como o segurar,
e lá voltei ao caminho.
Chovia sim, mas que havia eu de fazer
estava já atrasado e não podia correr.
Pois olhe que passa por mim uma senhora bondosa
Vê-me de saca numa mão e bengala na outra,o chapéu por abrir
e avisa carinhosa: oh Sr. Ceguinho olhe que está a chover...!!!
Ai que vontade me deu de lhe bater.
Mas aguentei-me, menina, que eu sou de polimento
Só não contive ficar ali parvo sem nada de nada dizer.
E sabe o pouco que me ouviu ela?
«Ai não me diga, senhora, estou eu aqui encharcado,
molhadinho até aos pés carregado de sacolas e apressado
pro trabalho, que me distraí com o cuidado de tactear o
caminho, tão concentrado estava em não esbarrar com ninguém,
que - imagine! - é que nem vi que havia chuva a cair! mas que distracção a minha!
Mas se tiver por aí outra mão para me emprestar
ficava-lhe grato senhora, é que só trouxe
estas duas que Deus me deu ao nascer.
Se a senhora tiver três uma eu ia agradecer.»
A senhora ficou furiosa e não gostou da resposta
partiu dali danosa a falar com as costas pra mim:
são muito ingratos estes cegos, não vêem que só quero ajudar
têm mesmo mau feitio nem se lhes pode falar!

Pois sim, menina, temos mesmo mau feitio, ora não vê?!

Sem comentários:

Enviar um comentário