terça-feira, 11 de agosto de 2009

Rua da Cozinha de Sua Magestade

Ora cá está a rua em que eu gostaria de morar. Porventura a rua mais importante de Évora. Hoje seria uma avenida! Teria sido alargada, repavimentada e ajardinada.

Com sorte. Está bom de ver! Se toca um presidente da Câmara a fazer jogging diário, comendo rebentos de soja e cenoura ralada o que teríamos seria a rua fechada para as corridas, certamente ajardinada e já com o nome mudado para – por exemplo – Rua do Peso Certo. Imaginem, o apresentador do Preço Certo a inaugurar a Rua do Peso Certo. Espectáculo!

Naquela cozinha trabalharam – no tempo das Altezas – os melhores artífices do seu tempo e, em part-time, uma brigada de freiras dedicada às sobremesas, onde pontificavam as suas barrigas. À época, gordura era formosura.

Diz-se que o famoso impedido do capitão – o da travessa – teria sido arregimentado nesta cozinha em dia de Conselho de Segurança, em casa da Alteza. Pura lenda. A cozinha de Sua Alteza fica onde vivem as Altezas, num palácio. Ali não havia nenhum palácio. A razão da confusão residia na brigada de freiras. Entre elas, uma sobressaía pela sua beleza e bons modos. Não era dotada para os doces mas adoçava a existência de Sua Alteza. E Sua Alteza adorava meter o nariz na cozinha!

Sem comentários:

Enviar um comentário